Relação da Pedagogia com Outras Ciências
Relação da Pedagogia com Psicologia
Tendo em conta que
o objecto de estudo da psicologia é o comportamento e as actividades mentais de
todos animais e o da Pedagogia que é a educação, instrução e ensino do Homem,
veremos que a psicologia fornece fundamentos para alguns aspectos da
aprendizagem do aluno. Por exemplo:
aspectos ligados a motivação para que o aluno se interesse pela matéria.
Aos alunos com
necessidades educativas especiais, precisam de uma educação especial e um
acompanhamento psicológico adequado, isto é, o professor deve estar munido de
ferramentas da psicologia para lhe dar com os alunos com necessidades
educativas especiais.
A selecção dos
conteúdos e meios didácticos apropriados para a mediação da aula, devem ter em
conta o desenvolvimento psíquico da criança. Essa avaliação do desenvolvimento
psíquico da criança é fornecida pela psicologia.
A psicologia na
educação não se limita na sala de aula, mas se estende para todos os
intervenientes do processo do ensino-aprendizagem, ajudando na elaboração dos
currículos e na resolução dos conflitos entre professores, entre professor e a
direcção da escola, entre o professor e ele mesmo e até entre o professor com a
comunidade.
A psicologia
contribui para o enriquecimento da teoria e o melhoramento da prática
educativa.
A psicologia também
estuda aspectos importantes do processo de ensino-aprendizagem, tais como as
implicação das fases do desenvolvimento dos alunos conforme as idades e os
mecanismos psíquicos presentes na assimilação da matéria e no desenvolvimento
das habilidades.
A relação da
pedagogia com a psicologia não é de dependência, mas sim de interdependência,
porque a pedagogia oferece mecanismos para o desenvolvimento das capacidades
psíquicas pouco desenvolvidas nos alunos.
Ralação da Pedagogia com a Sociologia
A sociologia estuda
o meio em que as pessoas se encontram e pedagogia nesse caso estuda a educação
como prática social, orienta-se pelos objectivos da sociedade onde ela ocorre.
A sociedade tem
sempre a necessidade de educar porque sempre precisa de passar os conhecimentos
das gerações mais velhas para as gerações imaturas, Sendo assim, não há
sociedade sem educação.
Como foi dito
anteriormente, a educação deve ter em conta os objectivos da sociedade onde ela
ocorre, cada sociedade tem o seu modelo de educação, Assim, cada mudança que
ocorre na sociedade afecta também o processo educativo dessa sociedade. Pode se
considerar a educação como sendo um processo dinâmico.
A pedagogia tem em
vista o desenvolvimento integral do ser Humano, para que este possa integrar-se
no sistema social de que faz parte.
Ajuda aos
professores a reconhecer a relação existente entre e escola e a sociedade,
permitindo que este medeie a sua aula com a colaboração da sociedade e que
também participe nas actividades da sociedade onde se encontra. Um dos exemplos
da relação da pedagogia com a sociologia é a integração do currículo local no
novo currículo do ensino básico em Moçambique.
Em suma, a educação
é o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições da sua própria
existência. A sociedade só poderá viver se entre os membros da mesma se
existir uma certa homogeneidade na maneira de pensar e essa homogeneidade só
pode ser fornecida pela educação
Relação da Pedagogia com a Filosofia
Sendo a filosofia o
amor a sabedoria, não tem um objecto de estudo definido, isto é, estuda a
globalidade das coisas e é considerada a mãe de todas as ciências, é evidente
que influencie no pensamento pedagógico.
Ela abrange os
princípios fundamentais da educação como as relações entre a educação e a vida
quotidiana.
Esclarece o que
deve ser a educação; para que sociedade educar; para onde deve se conduzir as
novas gerações e com que valores educar as pessoas.
Em suma, a
pedagogia busca bases filosóficas para melhor esclarecer o papel da educação
no desenvolvimento das sociedades.
Relação da Pedagogia com as Ciências Politicas
As ciências
políticas analisam o sistema governativo de uma sociedade e a maneira de
viver da mesma.
Assim, a realização
do processo educativo de um país ou sociedade depende do sistema
governativo do mesmo e as mudanças que afectam o sistema governativo dessa
sociedade, também afectam o processo educativo.
O discurso
educativo consubstanciado nos planos do governo para o sector, concentra-se na
melhoria da qualidade do ensino e no alargamento da rede escola,
particularmente da educação básica. Por sua vez, a pedagogia fornece
quadros para a manutenção do sistema governativo.
Relação da Pedagogia com a Ética
A ética é uma
ciência que estuda o comportamento humano na sua relação com o meio natural e
social, visando assegurar a prática das boas normas culturais e sociais.
A ética ajuda
a pedagogia a delinear as suas regras ou princípios de acordo
com as normas de cada sociedade.
A pedagogia por sua
vez ajuda na modificação de alguns hábitos e costumes das sociedades que
não sejam válidos para um determinado contexto, visto que as sociedades
se desenvolvem e algumas normas precisam de ser revistas para se ajustarem
a nova realidade.
Relação da Pedagogia com a Economia Política
A economia política
é a ciência dos interesses da sociedade e, como todas as verdadeiras ciências,
baseia-se na experiência, cujos resultados metodicamente agrupados e alinhados,
se tornaram princípios das verdades gerais.
Assim, a qualidade
e a quantidade da educação depende das condições financeiras que o estado
oferece e que as populações são capazes de investir neste domínio.
Relação da Pedagogia com a Historia
É a ciência social
que estuda o passado com o intuito de melhor compreender o presente e
perspectivar o futuro
Assim, ajuda a
compreender a evolução do pensamento educativo e ajuda a pedagogia a
perspectivar o futuro da educação.
Repensar na
educação na sua dimensão histórica, permitira reconstruir a história da
educação em Moçambique e buscar bases teóricas para projectar nesta área um
projecto de educação que supere os sistemas educativos coloniais.
O educador para
poder educar uma certa pessoa, é necessário que se conheça o seu passado.
Relação da Pedagogia com a Moral
Moral é a teoria
normativa da acção humana enquanto submetida ao Bem, ao dever de praticar o
Bem. É uma teoria relacionada com a qualidade dos actos.
Assim, a educação
como objecto de estudo da pedagogia tem como finalidade desenvolver em cada
indivíduo toda a perfeição de que ele é susceptível e para que se atinja essa
perfeição é necessário que as pessoas pratiquem o bem.
Um homem só pode
ser moral se for social porque para haver princípios morais tem que haver uma
sociedade onde são aplicados esses princípios.
Relação da Pedagogia com a Antropologia Cultural
Estuda o Homem como
ser criador, portador e transmissor de cultura.
Os dados fornecidos
pela antropologia cultural são importantes para o desenvolvimento da educação,
visto que os conhecimentos são transmitidos de geração em geração.
Par melhor
compreender o processo educativo é necessário que conhecer a história do povo
em que este ocorre, seus hábitos e costumes.
Relação da Pedagogia com a Didáctica
Tendo em conta o
objecto de estudo da qual a aprendizagem é intencionalmente almejada,
no qual os sujeitos envolvidos são o professor e aluno e suas acções isto é, o
trabalho com o conhecimento são estudados nas sua dimensões histórico didáctica
a problemática do ensino, enquanto prática da educação, e o estudo da educação
em tempos.
A didáctica fornece
à pedagogia as ferramentas necessárias para a execução do processo de ensino a
aprendizagem.
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