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Saturday, April 20, 2019

Relação da Pedagogia com Outras Ciências


Relação da Pedagogia com Outras Ciências

Relação da Pedagogia com  Psicologia

Tendo em conta que o objecto de estudo da psicologia é o comportamento e as actividades mentais de todos animais e o da Pedagogia que é a educação, instrução e ensino do Homem, veremos que a psicologia fornece fundamentos para alguns aspectos da aprendizagem do aluno. Por exemplo: aspectos ligados a motivação para que o aluno se interesse pela matéria.

Aos alunos com necessidades educativas especiais, precisam de uma educação especial e um acompanhamento psicológico adequado, isto é, o professor deve estar munido de ferramentas da psicologia para lhe dar com os alunos com necessidades educativas especiais.
A selecção dos conteúdos e meios didácticos apropriados para a mediação da aula, devem ter em conta o desenvolvimento psíquico da criança. Essa avaliação do desenvolvimento psíquico da criança é fornecida pela psicologia.
A psicologia na educação não se limita na sala de aula, mas se estende para todos os intervenientes do processo do ensino-aprendizagem, ajudando na elaboração dos currículos e na resolução dos conflitos entre professores, entre professor e a direcção da escola, entre o professor e ele mesmo e até entre o professor com a comunidade.
A psicologia contribui para o enriquecimento da teoria e o melhoramento da prática educativa.
A psicologia também estuda aspectos importantes do processo de ensino-aprendizagem, tais como as implicação das fases do desenvolvimento dos alunos conforme as idades e os mecanismos psíquicos presentes na assimilação da matéria e no desenvolvimento das habilidades.
A relação da pedagogia com a psicologia não é de dependência, mas sim de interdependência, porque a pedagogia oferece mecanismos para o desenvolvimento das capacidades psíquicas pouco desenvolvidas nos alunos.

Ralação da Pedagogia com a Sociologia

A sociologia estuda o meio em que as pessoas se encontram e pedagogia nesse caso estuda a educação como prática social, orienta-se pelos objectivos da sociedade onde ela ocorre.
A sociedade tem sempre a necessidade de educar porque sempre precisa de passar os conhecimentos das gerações mais velhas para as gerações imaturas, Sendo assim, não há sociedade sem educação.
Como foi dito anteriormente, a educação deve ter em conta os objectivos da sociedade onde ela ocorre, cada sociedade tem o seu modelo de educação, Assim, cada mudança que ocorre na sociedade afecta também o processo educativo dessa sociedade. Pode se considerar a educação como sendo um processo dinâmico.
A pedagogia tem em vista o desenvolvimento integral do ser Humano, para que este possa integrar-se no sistema social de que faz parte.
Ajuda aos professores a reconhecer a relação existente entre e escola e a sociedade, permitindo que este medeie a sua aula com a colaboração da sociedade e que também participe nas actividades da sociedade onde se encontra. Um dos exemplos da relação da pedagogia com a sociologia é a integração do currículo local no novo currículo do ensino básico em Moçambique.
Em suma, a educação é o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições da sua própria existência. A sociedade só poderá viver  se entre os membros da mesma se existir uma certa homogeneidade na maneira de pensar e essa homogeneidade só pode ser fornecida pela educação

Relação da Pedagogia com a Filosofia

Sendo a filosofia o amor a sabedoria, não tem um objecto de estudo definido, isto é, estuda a globalidade das coisas e é considerada a mãe de todas as ciências, é evidente que influencie no pensamento pedagógico.
Ela abrange os princípios fundamentais da educação como as relações entre a educação e a vida quotidiana.
Esclarece o que deve ser a educação; para que sociedade educar; para onde deve se conduzir as novas gerações e com que valores educar as pessoas.
Em suma, a pedagogia busca bases filosóficas para melhor esclarecer  o papel da educação no desenvolvimento das sociedades.

Relação da Pedagogia com as Ciências Politicas

As ciências políticas analisam o sistema governativo de uma sociedade  e a maneira de viver da mesma.
Assim, a realização do  processo educativo de um país ou sociedade depende do sistema governativo do mesmo e as mudanças que afectam o sistema governativo dessa sociedade, também afectam o processo educativo.
O discurso  educativo consubstanciado nos planos do governo para o sector, concentra-se na melhoria da qualidade do ensino e no alargamento da rede escola, particularmente da educação básica. Por sua vez, a pedagogia fornece quadros para a manutenção do sistema governativo.


Relação da Pedagogia com a Ética

A ética é uma ciência que estuda o comportamento humano na sua relação com o meio natural e social, visando assegurar a prática das boas normas culturais e sociais.
A ética ajuda a  pedagogia a  delinear as suas regras ou princípios  de acordo com as normas de cada sociedade.
A pedagogia por sua vez ajuda na modificação de alguns hábitos e costumes  das sociedades que não sejam válidos para um determinado contexto, visto que  as sociedades se desenvolvem  e algumas normas precisam de ser revistas para se ajustarem a nova realidade.

Relação da Pedagogia com a Economia Política
A economia política é a ciência dos interesses da sociedade e, como todas as verdadeiras ciências, baseia-se na experiência, cujos resultados metodicamente agrupados e alinhados, se tornaram princípios das verdades gerais.
Assim, a qualidade e a quantidade da educação depende das condições financeiras que o estado oferece e que as populações são capazes de investir neste domínio.

Relação da Pedagogia com a Historia

É a ciência social que estuda o passado com o intuito de melhor compreender o presente e perspectivar o futuro
Assim, ajuda a compreender a evolução do pensamento educativo e ajuda a pedagogia a perspectivar o futuro da educação.
Repensar na educação na sua dimensão histórica, permitira reconstruir a história da educação em Moçambique e buscar bases teóricas para projectar nesta área um projecto de educação que supere os sistemas educativos coloniais.
O educador para poder educar uma certa pessoa, é necessário que se conheça o seu passado.

Relação da Pedagogia com a Moral

Moral é a teoria normativa da acção humana enquanto submetida ao Bem, ao dever de praticar o Bem. É uma teoria relacionada com a qualidade dos actos.  
Assim, a educação como objecto de estudo da pedagogia tem como finalidade desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele é susceptível e para que se atinja essa perfeição é necessário que as pessoas pratiquem o bem.
Um homem só pode ser moral se for social porque para haver princípios morais tem que haver uma sociedade onde são aplicados esses princípios.

Relação da Pedagogia com a Antropologia Cultural

Estuda o Homem como ser criador, portador e transmissor de cultura.
Os dados fornecidos pela antropologia cultural são importantes para o desenvolvimento da educação,  visto que os conhecimentos são transmitidos de geração em geração.
Par melhor compreender o processo educativo é necessário que conhecer a história do povo em que este ocorre, seus hábitos e costumes.

Relação da Pedagogia com a Didáctica

Tendo em conta o objecto de estudo da qual a aprendizagem é intencionalmente almejada, no qual os sujeitos envolvidos são o professor e aluno e suas acções isto é, o trabalho com o conhecimento são estudados nas sua dimensões histórico didáctica a problemática do ensino, enquanto prática da educação, e o estudo da educação em tempos.
A didáctica fornece à pedagogia as ferramentas necessárias para a execução do processo de ensino a aprendizagem.


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